Importância do Controle do Peso

A preocupação com o controle do peso deve-se à grande associação existente entre o excesso de gordura corporal e o aumento de morbimortalidade, pois essa condição aumenta o risco de se desenvolver doença arterial coronariana, hipertensão arterial, diabetes tipo II, doença pulmonar obstrutiva, osteoartrite e certos tipos de câncer.

Alguns cuidados durante a nossa rotina podem colaborar:

  1. Controle seu balanço energético, determinado pela ingestão de macronutrientes, pelo gasto energético e pela termogênese (queima calórica) dos alimentos. O que emagrece é apenas o déficit calórico. Não se engane com shakes, remédios ou procedimentos milagrosos. Você poderá perder massa muscular e desencadear problemas de compulsão alimentar e falta de nutrientes.
  2. Faça uma lista antes de ir ao supermercado, assim evitará ficar perdido em meio a tantas opções e acabar levando mais do que necessita.
  3. Consulte e conheça os rótulos dos produtos para auxiliá-lo na escolha de alimentos com menor teor de gordura, açúcar e sódio.
  4. Os fatores intestinais são extremamente importantes na regulação da ingestão de alimentos e de armazenamento de energia, contribuindo para o surgimento e a manutenção da obesidade. Então, muita atenção no seu hábito intestinal, ele pode dizer muito sobre seu corpo. Não se engane, NÃO é normal ter diarreia ou constipação, o mau funcionamento intestinal pode desencadear problemas de má absorção de nutrientes, desregulações hormonais e até distúrbios psicológicos.
  5. Mexa-se! Participe da Ginástica Laboral regularmente, caminhe durante o horário de almoço, prefira utilizar as escadas ao invés do elevador. Vida ativa e dieta balanceada ajudam a manter a saúde em dia!

Dicas das Nutricionistas da Equipe SUPPORTE Isabela Divino (CRN3 52970/SP) e Pamela Ramos (CRN3 51011/SP)