Muitas empresas têm implantado programas de ginástica laboral como tentativa de reduzir a incidência e a severidade do desconforto musculoesquelético, dores e lesões. Quando associados a uma abordagem ergonômica completa das condições de trabalho, a ginástica laboral pode contribuir para a redução dos sintomas musculoesqueléticos, além de incentivar um estilo de vida mais ativo e saudável dentro e fora do local de trabalho.

Este livro proporciona aos Profssionais de Educação Física, conceitos importantes sobre as mudanças na dinâmica de organização do trabalho, como inovações tecnológicas e aceleração do ritmo de trabalho, tem provocado, nas últimas décadas, transformações que refetem na mudança no estilo de vida das
pessoas e consequente deterioração das condições de saúde dos trabalhadores.

Concomitantemente as mudanças no processo de trabalho, um novo olhar para a importância da gestão de qualidade de vida no trabalho e riscos ergonômicos, está proporcionando um melhor entendimento das doenças ocupacionais, incluindo ações e atividades interdisciplinares onde o Profssional de Educação Física assume um papel importante na Promoção e Educação em Saúde.

Abordo, também, uma discussão sobre o planejamento técnico específco de Ginástica Laboral, com base em análises cinesiológica e biomecânica. Espero que o conteúdo dessa obra possa trazer contribuições para as Instituições de Ensino Superior, Estudantes e Profssionais de Educação Física.